blog-redacao-perfeita-bordasO concurso da PM – MG – (Polícia Militar de Minas Gerais) para provimento de 16 vagas para o Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças Especialistas da Polícia Militar, para a área de Saúde (Farmácia) traz como uma de suas provas uma redação.

Analisamos o edital e trouxemos informações importantes sobre os critérios da redação.

A redação é de caráter eliminatório e consiste na dissertação de tema que será fornecido no momento da prova. A redação deverá conter, no máximo, 30 (trinta) linhas e, no mínimo, 120 (cento e vinte) palavras, tendo valor de 100 (cem) pontos, assim distribuídos:
a) ortografia: 20 (vinte) pontos;
b) morfossintaxe: 20 (vinte) pontos;
c) pontuação: 20 (vinte) pontos;
d) conteúdo: 40 (quarenta) pontos.

Veja como usar os elementos de coesão adequadamente

Os quesitos para avaliação do conteúdo da prova dissertativa, no valor de 08 (oito) pontos cada, consistem em:
a) pertinência ao tema proposto;
b) argumentação coerente das ideias e informatividade;
c) adequação do uso de articuladores;
d) organização adequada de parágrafos;
e) propriedade vocabular

A prova dissertativa (redação) com mais de 30 (trinta) linhas e/ou menos de 120 (cento e vinte) palavras será penalizada com a perda de 05 (cinco) pontos por linha que passar, e de 01 (um) ponto por palavra que faltar. 6.12 Para cada erro verificado quanto aos quesitos de ortografia, morfossintaxe e pontuação na prova dissertativa (redação) será descontado um ponto, até o limite de 20 (vinte) pontos em cada quesito.  O erro ortográfico idêntico será computado apenas uma vez.

A folha de resposta da prova dissertativa (redação) terá duas partes: uma destinada à identificação do candidato e outra para a realização do texto da redação. Nesta, não será permitida qualquer identificação do candidato, pois será repassada à comissão de correção, assegurando o sigilo do autor.

Será atribuída nota zero à prova dissertativa (redação):
a) cujo conteúdo versar sobre tema diverso do estabelecido;
b) que fuja da tipologia, tema e proposta da redação;
c) considerada ilegível ou desenvolvida em forma de desenhos, números, versos, com espaçamento excessivo entre letras, palavras e parágrafos, bem como em
códigos alheios à língua portuguesa escrita, ou em idioma diverso do Português;
d) que não for redigida com caneta de tinta azul ou preta;
e) cujo texto seja, no todo ou em parte, cópia, transcrição ou plágio de outro autor;
f) que apresentar qualquer escrita, sinal, marca ou símbolo que possibilite a
identificação do candidato.

Veja temas de redação de provas anteriores para você treinar

A equipe do Redação Perfeita, preparou um curso em cima das exigências da banca organizadora desse certame e fará a correção das redações que forem enviadas pelos alunos inscritos no curso de redação. Aproveite e aprenda técnicas para fazer a melhor redação da sua vida!

O Redação Perfeita disponibiliza as ferramentas necessárias além de grandes mestres que vão ajudar você a transformar-se em um aluno experiente em Redação.

Quer tirar nota máxima na redação? Inicie agora aulas e correções baseadas nesse concurso. Clique aqui e comece agora mesmo!

A equipe do Redação Perfeita deseja a você a melhor prova da sua vida!