06 de janeiro de 2017|Notícias|

blog-redacao-perfeita-mp-go-1O concurso do MPE – GO (Ministério Público estadual de Goiás) está com concurso aberto para cargo de nível fundamental e uma de suas etapas de avaliação é um redação.

Analisamos o edital e trouxemos informações importantes sobre os critérios da redação.

A redação consistirá na elaboração de um texto dissertativo e/ou descritivo sobre um tema formulado pela Banca Examinadora. O texto da redação deverá ter extensão mínima de 15 (quinze) linhas e máxima de 30
(trinta) linhas.

Veja como usar os elementos de coesão adequadamente

Serão atribuídos 3 (três) pontos para a redação e o candidato receberá nota 0 (zero) na redação em casos de:

a) fuga do tema;
b) texto cuja extensão for inferior ao limite mínimo de 15 (quinze) linhas; c)
inexistência de texto;
d) constatação de quaisquer sinais de identificação em local indevido.

Treine por meio de ditados incríveis

Em cada texto avaliado, a apresentação textual, a estrutura textual e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (ND).

A avaliação do domínio da modalidade escrita da língua portuguesa totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos como acentuação, grafia, pontuação, concordância, regência, morfossintaxe, propriedade vocabular e translineação.

Veja temas de redações para seu treinamento

Para a redação, será computado o número total de linhas (TL) efetivamente escritas pelo candidato e será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima permitida.